sábado, 30 de janeiro de 2010

Ana & Mia : Algumas imagens chocantes

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 11:12 0 comentários
Procurando algo sobre Barbies, achei uma foto "estranha" : uma barbie anoréxica

Curiosa do jeito que eu sou, cliquei na figura e achei um blog muito legal sobre Nutrição. E por "coincidência", achei algo sobre Anorexia. Não algo, mas sim imagens. Imagens fortes e chocantes. Para os leitores cardíacos e as crianças pequenas que ainda não entendem o que são essas fotos, melhor nem ver.

Blogger.com não tá abrindo as imagens, porfavor, cliquem ._________.

http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/1449524128_45d66b2c90.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/953857-1185051.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/Anorexia.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/LF1dfb9b_STD_013934.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia2.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia3.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia5.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia1.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia10.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia5.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_03.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_16.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_22.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/jpg_anorexia-y-bulimia1.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/untitledmmmmmm.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/untitledvvvvvvvv.jpg

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 11:06 0 comentários
29/O1/1O

O dia do casamento! Bem, a cerimônia foi na minha igreja, e a festa num ginásio que tem aqui. Foi tudo muito lindo *-*
Beem, nem tenho muito o que contar sobre isso... :D
Postado por Arianne PGG3 ♥ às 10:25 0 comentários



Oii gente! Como vcs já sabem, sou Meisie Radikale.
Começando o post atrasado...

28/01/10
Carol ia vir na minha casa de tardinha. O que eu menos esperei foi saber que tinha que ir comprar o presente de casamento. Dito e feito. Compramos um ferro de passar com spray e a vapor, duas xuxinhas pra mim, uma tiara rosa choque, um bracelete prata com detalhes em roxo, um brinquinho rosa e etc.
Meu vestido era meio parecido com esse, + com outros detalhes, tipo, o tecido é outro, na parte do busto tem um ziper para abrir e fechar o vestido, na cinturinha ele tem um lacinho, etc. Ele é bem fofo.

Continuando, cheguei em casa e liguei pra Carol
Continuando, cheguei em casa e liguei pra Carol, pedi pra ela vir na minha casa pra conversarmos e atualizarmos a conversa. Chegando, ficamos um pouco na entrada da minha rua e depois fomos pra minha casa. Ficamos no meu quarto conversando, depois fomos assistir CSI. Passando um tempo, 22:50, a prima da Carol, Camila, chega e começa a falar que o pai dela ficou procurando ela, que ela não ligou pra ir embora, e que nunca mais ia vir aqui, e etc. A garota chegou a ficar com vergonha, coitada :\

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estréia do "Meisie Radikale"

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 15:33 0 comentários
Olá!
Obrigada por visitarem.
Quem é você?
Quem sou eu?
É, quem é você? Onde você vive?
Onde vivo? E quem sou eu? Isso é um segredo que nunca vou dizer. Você sabe que me ama. Beijinhos... Meisie Radikale (frase extraída e adaptada da 1ª temporada de Gossip Girl)

Ana & Mia : O que a sociedade impõe 4

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 15:24 0 comentários
Fonte : http://sindromedeestocolmo.com/archives/2005/02/ana_mia.html/
______________________________________
O que acho sobre isso? Acho que esse e todos os outros problemas que as adolescentes (e os garotos) sofrem são TODOS causados pela maldita mídia. Mídia que impõe que as garotas serem bonitas tem que ser MAGRAS. Talvez o mundo seria melhor se não tivesse tanto preconceito. Algumas meninas sofrem buylling por serem "gordinhas".
Se todos se aceitassem do jeito que são, não teriam todos esses problemas. Infelizmente, os ataques pessoais não são só direcionados para as garotas anoréxicas (algumas sofrem bastante buylling), mas dessas garotas para as outras pessoas que tentam falar com elas. A situação é muito triste. Temos o exemplo das garotas da comunidade "Anorexic Diary 2", que são extremamente mal-educadas e fazem ataques a outras pessoas que não gostam do "estilo de vida" delas. A situação dessas garotas é muito triste, mas infelizmente elas terão que aprender com a vida.
O perfil de uma delas :


"Uma garota na luta para chegar aos 38kg

Altura: 1.58
Peso: 48KG
Meta: 38kg




---> 51kg
---> 50kg
---> 49kg
---> 48kg PESO ATUAL
---> 47kg
---> 46kg
---> 45kg
---> 44kg
---> 43kg
---> 42kg
---> 41kg
---> 40kg
---> 39kg
---> 38kg META FINAL

Hey! Não se esqueça de mim, sou sua melhor amiga.Não me deixe de lado, não de ouvidos as suas fraquezas,seja mais forte do que elas! Eu vou te ajudar a se erguer mais uma vez!Comigo você vai alcançar o paraiso, minha flor. Eu vou te fazer alcançar a perfeição!Dizem que é impossivel, mas não é. É apenas complicado, então você tem que ser forte minha anninha. Você tem que vencer os seus vícios!Comer é um deles! Seja mais forte, diga que não quer comer, que não está com fome.Evite tudo isso...Comer eh um pecado, não se esqueça disso! Eu quero te ajudar, quero te dar força para conseguir. mas você tem que querer. Tem que querer acima de tudo ser perfeita, e eu serei tudo o que vc precisa!Te ajudarei a conquistar seus sonhos, ser magra é um deles, o maior deles! Eu sei. Eu estou em você, minha querida. Sou parte de você . A parte mais viva e estou combatendo tudo dentro de você seus vicios, todos eles. Mas você tem que acreditar nisso.. Seja forte e eu vou te ajudar."


A parte em negrito do perfil mostra o trecho de uma outra "carta da Ana". Tentei ajudar a essas garotas, mas sofri alguns ataques sérios e tive que fazer algo ao respeito disso. Denunciei a comunidade 1, e ela foi excluída. Só digo mais uma coisa sobre essass meninas : Só Jesus na vida dessas garotas.

Bejinhos, Meisie Radikale >3'
;*

Perdi meu celular, a procura de um vestido para casamento e etc

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 14:58 0 comentários
Drogaa! Perdi meu celular!
merd*, merd*!!

Agora vc deve estar se perguntando? você perdeu? foi roubada?
A resposta, não. Meu telefone é um lixo que minha mãe me deu, a única coisa de útil que ele tinha era a câmera. Eu passava as fotos do celular pro pc normal, mas eu não estava conseguindo mais, e hoje, quando pensei que tinha conseguido, o arquivo estava em branco, 0 bytes! O que eu fiz? deletei todas as fotos do meu telefone, tirei meu chip e joguei o telefone pra minha mãe. Ainda bem que ela vai comprar um Iphone e vai me dar o celular fodástico dela *--*
nem acredito! Apesar de ñ ter cabo USB, ele tem câmera, câmera de vídeo, bluetooth, cartão de memória de 1 giga e tudo que eu tenho direito *-*. Ai pra passar as fotos e etc pro computador, é só mandar os arquivos pro celular do meu pai não precisa instalar nada no pc, já vem com cabo USB e depois passar pro pc. Tudo o que eu sonhava ^^
_______________________________________
Hoje, depois do almoço eu saí com meus pais pra procurar um vestido pro casamento do vizinho. Demoramos muuuuito pra achar, eu já tinha escolhido um lindo, mas meu pai não quis levar porque é um pão-duro mas minha mãe não quis, porque custava míseros R$79,90
Então depois de algumas horinhas após o acontecido do vestido de 79 pratas, achamos um mini-vestido rosa lindo pra mim *--*

E minha mãe também achou o vestido dela.
Bem, o vestido ficou maara, dá pra ir com um allstar com a bordinha rosa que eu tenho, e vou fazer minha unha também. O dia do casamento é sexta feira. *-*

Ana & Mia : O que a sociedade impõe 3

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 07:58 0 comentários
"Carta da Ana

Querida Leitora,

Permita me apresentar.Meu nome, ou como sou chamada, pelos também chamados ‘doutores’é Anorexia. Anorexia Nervosa e meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nos podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você, e eu espero o mesmo de você.
No passado você ouviu seus professores e seus pais falarem sobre você.Diziam que você era tão madura, inteligente, e que você tem tanto potencial. E eu pergunto, aonde tudo isso foi parar? Absolutamente em lugar algum!Você não e perfeita, você não tenta o bastante! Você perde muito tempo pensando e falando com amigos!Logo, esses atos não serão mais permitidos.
Seus amigos não te entendem.Eles não são verdadeiros. No passado, quando inseguramente você perguntou a eles:- Estou gorda?- E eles te disseram:- Não, claro que não!-você sabia que eles estavam mentindo!Apenas eu digo a verdade! E sem falar nos seus pais!Você sabe que eles te amam e se importam com você, mas uma parte é porque eles são pais, e são obrigados a isso.Eu vou te contar um segredo agora: Bem no fundo, eles estão desapontados com você. A filha deles, que tinha tanto potencial, se transformou em uma gorda, lerda, e sem merecimento de nada!
Mas eu vou mudar isso.
Eu espero muito de você.Você não tem permissão para comer muito.Eu vou começar devagar: Diminuindo a gordura, lendo tabelas de nutrição, cortando doces e frituras, etc. Por um tempo os exercícios serão simples: Corridas, talvez exercícios localizados.Nada muito serio.Talvez você perca alguns quilos, tire um pouco de gordura deste seu estomago gordo! Mas não irá demorar muito até eu te dizer que não está bom o suficiente.
Eu vou te fazer diminuir calorias consumidas e vou aumentar a carga de seus exercícios.Eu vou te forçar até o limite! Eu preciso fazer isso, pois você não pode me derrotar! Eu estarei começando a me colocar dentro de você. Logo, eu já vou estar lá. Eu vou estar lá quando você acordar de manha, e correr para a balança. Os números começam ser amigos e inimigos ao mesmo tempo, e você, em pensamento reza para que eles sejam menores do que ontem à noite. Você olha no espelho com enjôo. Você fica enjoada quando vê tanta banha nesse seu estomago, e sorri quando começam a aparecer seus ossos. E eu estou lá quando você pensa nos planos do dia: 400cal e 2h de exercícios. Sou eu quem esta fazendo esses planos, pois agora meus pensamentos e seus pensamentos estão juntos como um só.
Eu te sigo durante o dia. Na escola, quando sua mente sente vontade, eu te dou alguma coisa para pensar! Recontar as calorias consumidas do dia. Elas são muitas.Eu vou encher sua cabeça com pensamentos sobre comida, peso e calorias. Pois agora, eu realmente estou dentro de você.Eu sou sua cabeça, seu coração e sua alma.
A dor da fome, que você finge não sentir, é eu dentro de você!Logo, eu não vou estar te dizendo o que fazer com comida, mas o que fazer o tempo todo!Sorria, se apresente bem. Diminua esse estomago gordo, Droga!Deus, você é uma vaca gorda!!! Quando as horas das refeições chegarem, eu vou te dizer o que fazer. Quando eu fizer um prato de alface, será como uma refeição de rei! Empurre a comida envolta! Faça uma cara de cheia…Como se você já tivesse comido! Nenhum pedacinho de nada…Se você comer, todo o controle será quebrado…E você quer isso?Ser de novo aquela vaca gorda que você era? Eu te forço a ver uma revista de modelos. Aquele corpo perfeito, magro, dentes brancos, essas modelos perfeitas te encaram pela pagina da revista! E eu te faço perceber que você nunca será uma delas. Você sempre será gorda, e nunca vai ser tão bonita quanto elas! Quando você olhar no espelho, eu vou distorcer sua imagem, e te mostrar uma lutadora de sumo mas na verdade existe apenas uma criança com fome.Mas você não pode saber da verdade, pois se você souber, você pode começar a comer de novo e nossa relação pode vir a cair, e me destruir!Às vezes você vai ser rebelde.Felizmente não com muita freqüência. Você vai ar força aqueles últimos pensamentos, e talvez entrar naquela cozinha escura! A porta vai se abrir devagar, você vai abrindo a porta do armário e colocando sua mão naquele pacote de biscoitos, e você vai simplesmente engoli-los, sem sentir gosto nenhum na verdade, você faz isso pelo simples falo que você esta indo contra mim. Você procura por outra caixa de biscoitos, e outra e outra. Seu estomago está cheio de massa e gordura, mas você não vai parar ainda.E o tempo todo eu vou estar gritando para que você pare, sua vaca gorda! Você realmente não tem controle, você vai engordar!Quando isso acabar, você vai vir desesperada para mim de novo, e me pedindo conselhos porque você não quer ficar gorda! Você quebrou uma regra, e comeu, e agora você me quer de volta. Eu vou te forçar a ir ao banheiro, ajoelhada e olhando para a privada! Seus dedos vão para dentro da sua garganta, e com uma boa quantidade de dor, a comida vai toda sair. Você vai repetir isso varias vezes, ate que você guspa sangue a água, e saiba que toda aquela comida se foi! E quando você se levantar, você vai sentir tontura.Não desmaie! Fique em pe agora mesmo!Sua vaca gorda!Você merece sentir dor!Talvez a escolha de te fazer ficar cheia de culpa vai ser diferente. Talvez eu escolha te fazer se encher de laxantes, e você vão ficar sentada na privada ate altas horas da manha sentindo seu estomago se revirar.Ou talvez eu faça você se machucar, bater sua cabeça contra a parede, ate você ganhar uma dor de cabeça insuportável! Cortar também e bem útil.Eu quero ver sangue, quero ver ele cair sobre seu braço, e naquele segundo, você vai perceber que merece qualquer tipo de dor que eu te dou! Você vai ficar deprimida, obcecada, com dor, se machucando e ninguém vai notar? Quem se importa?!?!?Você merece!Ah, isso e muito duro? Você não quer que isso aconteça com você?Eu sou injusta?Eu faço coisas que apenas vão te ajudar!Eu vou fazer que seja possível parar de pensar em emoções que te causam stress. Pensamentos de raiva, tristeza, desespero e solidão podem ser anulados, pois eu vou tirar eles de você, e encher sua cabeça com contas metabólicas de calorias. Vou te tirar a vontade de sair com pessoas de sua idade,e tentar agradar todos eles. Pois agora eu sou sua única amiga, eu sou a única que você precisa agradar!Mas nos não podemos contar a ninguém. Se você decidir o contrario, e contar como eu te faço viver, todo o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode quebrar esta concha que eu tenho construído com você!Eu criei você, magra, perfeita, minha criança lutadora!Você e minha, e só minha! Sem mim, você e nada! Então, não me contrarie. Quando outras pessoas comentarem, ignore os! Esqueça deles, esqueça todos querem me fazer ir embora. Eu sou seu melhor apoio, e pretendo continuar assim.
Com sinceridade.
Ana"

Ana & Mia : O que a sociedade impõe ²

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 07:54 0 comentários
Leia,abaixo, a íntegra da “Carta da Ana” e a matéria da Folha de São Paulo:

FOLHA DE SÃO PAULO

Garotas correm risco de morrer ao defender em blogs a anorexia e a bulimia como estilo de vida

ALESSANDRA KORMANN
LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL


Um perigo para a saúde das garotas ronda a internet. Para defender o que pensam ser um estilo de vida e que, na verdade, são dois distúrbios alimentares graves que podem levar à morte, algumas meninas escrevem blogs, participam de discussões e criam comunidades no Orkut dedicados à bulimia e à anorexia.
A anorexia faz com que meninas, mesmo magras, se sintam gordas e não comam; já a bulimia é marcada por episódios de compulsão alimentar seguidos de culpa. É comum passar de uma doença para a outra.
Cúmplices nesse suicídio lento, algumas meninas criam uma rede de amigas virtuais, na qual se conhecem apenas pelo MSN (programa de mensagens instantâneas), por e-mail, cartas e pelos comentários que deixam nos blogs (diários on-line) das outras. Com idades entre 15 e 17 anos, descobrem nos sites uma maneira de conseguir apoio para continuarem doentes, usando esses blogs para confessar práticas como vomitar após comer e dietas conhecidas por “no food” (sem comida), na qual ficam muitos dias sem se alimentar.
Esses sites também acabam atraindo garotas que têm todos os fatores de risco para desenvolver um distúrbio alimentar para embarcar nessa prática mortal.
Chamam-se entre si de “ana” e “mia”, nomes que consideram “carinhosos” para a anorexia e a bulimia. Nos blogs, “miar” é sinônimo de “vomitar”. Sem limites, elas querem ser o mais magras possível. Sofrem ainda de forte depressão e são indiferentes quanto ao risco de morte que correm.
Sem sair da frente do computador, elas trocam dicas de como provocar o vômito, de como enganar os familiares e amigos e de como suportar ficar dias sem comer.
“A anorexia e a bulimia são dois grandes estados de solidão. Nesses sites, quando se encontram, elas não se acham tão doentes. Elas dizem que não é doença, é opção de vida. Não é verdade. Quando a doença toma conta, tira delas qualquer opção”, afirma a psiquiatra Tatiana Moya, que defendeu tese na USP sobre transtornos alimentares.
“Fiz o blog há um ano para contar a minha vida. Começaram a visitá-lo e daí conheci outros. Na internet eu posso ser qualquer um”, conta Renata, 17, que tem 1,63 m e 48 kg. Para ela, “35 kg estará de bom tamanho”, apesar de saber que, antes de chegar a esse peso, já poderá estar morta. “Sinto os meus batimentos cardíacos fracos e a capacidade dos meus pulmões meio reduzida. Não é agradável, mas é necessário, embora eu saiba que posso morrer antes.”
A família dela já sabe do problema, mas não do blog. Renata é tratada por um psicólogo e um psiquiatra. “Eles me dizem o quanto é bom comer, que é sinal de felicidade. Para meu psiquiatra, tenho um misto de anorexia e bulimia, mas para mim não é. Não estou doente. Sinto-me indiferente.”
Nesse universo secreto, há até uma certa disputa macabra de quem consegue ficar mais tempo em uma dieta “no food”. “Já fiquei oito dias sem comer nada. Foram várias vezes. Depois, o corpo não vai agüentar uma quantidade estúpida de comida.”
A desculpa de muitas garotas para seguir essa dieta mortal é a pressão da mídia e da publicidade. “Vivemos vendo aquelas modelos magérrimas em propagandas e todas aquelas mulheres maravilhosas na TV. Com isso nos sentimos inferiores. A mais feia das feias”, diz a gaúcha Karina, 16, 1,70 m, 55 kg, que quer pesar menos de 50 kg.
“As adolescentes são mais suscetíveis às pressões para emagrecer. O estopim para desencadear esse processo doentio pode ser a imagem de magreza que o mercado da moda e a mídia colocam como ideal”, diz a psicanalista Maria Beatriz Meirelles Leite, consultora de agências de modelos.
Todas as entrevistadas pelo Folhateen concordam que os blogs as influenciaram a seguir práticas que podem levar à anorexia. A gaúcha Karina aprendeu técnicas de como vomitar em um dos sites. “Os blogs me dão força de vontade. Fiz amigas, com as quais converso no MSN, mas não nos conhecemos pessoalmente.” Disfarçar a existência do blog é fácil; difícil é esconder as vezes em que vomita. “Procuro não fazer barulho. Lavo o rosto e vou para o quatro. Já vomitei sete vezes num dia”, diz Karina.
A paranaense Isabel, 15, 1,70 m, 64 kg, quer pesar 45 kg. Ela sobe na balança todos os dias, pela manhã, e diz que se sente horrível. Criou o blog há menos de um mês. “Fiquei sabendo deles quando, por curiosidade, resolvi ver blogs de anas e mias.”
Isabel sabe que pode morrer se continuar nesse regime, mas não pensa em se tratar. “Acho que todas as anas e as mias sabem que isso leva à morte. Várias meninas já perderam amigas anas por isso. Mas, mesmo assim, isso não nos leva a desistir.”
Segundo especialistas, a grande maioria dos casos de transtorno alimentar é acompanhada por depressão. A paulista Vanessa, 16, que estuda no 1º ano do ensino médio, tem 1,70 m e pesa 80 kg. Chegou a pesar 120 kg antes de encarar a dieta suicida. Quer chegar a 45 kg. “Sinto-me muito mal. Faz quatro anos que tento emagrecer.”
Há dois anos ela faz desabafos em um blog. “Contamos o nosso dia-a-dia para uma pessoa que sofre da mesma coisa que a gente, então é mais fácil de conversar.”
No blog, Vanessa descreve um pouco de sua depressão: “Queria dormir um sono profundo, sabendo que meu corpo está em decomposição e logo vou ser só ossos. Descansaria em paz, porque pelo menos morta tenho certeza de que toda a banha desapareceria e meus lindos ossos apareceriam”.
A psicanalista Maria Beatriz Meirelles Leite explica que as meninas desses blogs estão unidas, cultuando essa patologia: “É uma cultura que se auto-alimenta na internet. Em geral, dizem que não estão doentes, mas, no fundo, há sempre uma contradição. Elas sabem que é um sofrimento”.
Vanessa procurou um endocrinologista que hoje receita remédios para emagrecer. “Agora nem estou miando tanto, mas antes eram de 15 a 20 vezes por dia.”
Como todas as garotas entrevistadas, Vanessa não acha que tem um problema de saúde muito grave. Segundo o nutrólogo e hebiatra (especialista em adolescentes) Mauro Fisberg, chefe do centro de adolescência da Unifesp, uma das características da anorexia e da bulimia é justamente a negação da doença. “É muito difícil perceber que alguém tem transtorno alimentar, porque as pessoas omitem que não estão comendo. Muitas vezes, a família só descobre a doença quando flagra a pessoa sem roupa. Aí, ela já está pesando 30 kg ou 40 kg”, afirma Fisberg.
“Nunca procurei tratamento”, conta Vanessa. “Não acho que seja uma doença. Anas e mias, como a gente mesmo diz, são nossas amigas, que nos ajudam nos momentos em que a gente precisa. Não vejo como algo que está me fazendo mal. Pretendo moderar quando chegar aos 45 kg.”
Denise, 16, quer voltar a ter os 52 kg de quando jogava vôlei, há dois anos. Ela mora no interior de São Paulo, pesa 60 kg e tem 1,68 m de altura. Viu no blog uma maneira de desabafar, porque não podia escrever na agenda o que pensava. “Minha mãe podia ler e achar que eu estava doente. Ela é psicóloga. Um dia, ela viu uma pequena anotação que escrevi e descobriu que tinha algum problema. Ela me ajuda para caramba, sai para andar comigo. Ela percebeu a vontade que eu tenho de emagrecer, mas não deixa eu ficar sem comer.”
Para Denise, há muitas meninas que estão nessa pelo estilo. “Acho que elas querem ficar doentes, porque eu já quis. Vejo que as coisas não são bem assim. Meninas já morreram por causa disso. Se eu quiser emagrecer tem de ser de forma saudável.”
Segundo a psiquiatra Vanessa Pinzon, da Protad (Projeto de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas), a comunidade médica está tentando conseguir a proibição desses sites, que ela julga prejudiciais. “Às vezes, a menina que tem os fatores de risco para desenvolver um distúrbio liga o computador e pronto, o estrago está feito”, diz.

Ana & Mia : O que a sociedade impõe

Postado por Arianne PGG3 ♥ às 07:34 0 comentários
Oi meninas!
Esse é o 1º post do meu blog, e infelizmente vamos começá-lo com um post não tão agradável. Sim, é o que vocês estão pensando. Esse texto foi extraido de um blog que eu esqueci o nome (êta...), e depois que voltar eu posto os créditos (tenso).
Bem, espero que gostem do meu blog e sejam bem vindas ^^ (e bem-vindos)



"A gente já falou, diversas vezes, aqui, do quanto é dolorosa essa ditadura da magreza, especialmente pras adolescentes, que estão num momento importante de afirmação da identidade e mais vulneráveis. Mas as coisas parecem estar tomando um rumo ainda mais perigoso do que estamos imaginando.
[...]vou dar uma pausa pra comentar uma matéria que li na Folha de São Paulo e que me chocou profundamente.

O Folhateen dessa semana fala sobre meninas que, buscando desesperadamente atender a esse padrão de beleza esquálido, imposto pela indústria da moda, estão se juntando em comunidades virtuais em defesa do que elas consideram um “estilo de vida”: a anorexia e bulimia, chamadas por elas “carinhosamente, de “ana” e “mia”.


Essas meninas se comunicam em blogs (vejam links abaixo) e MSN, “apoiando” umas às outras, justificando sua doença como “proposta de vida” e dando dicas sobre como esconder os distúrbios alimentares dos seus pais e familiares.
“Nunca procurei tratamento”, conta Vanessa. “Não acho que seja uma doença. Anas e Mias, como a gente mesmo diz, são nossas amigas, que nos ajudam nos momentos em que a gente precisa. Não vejo como algo que está me fazendo mal. Pretendo moderar quando chegar aos 45 kg.”

Na Folha, o nutrólogo e hebiatra (especialista em adolescentes) Mauro Fisberg, chefe do centro de adolescência da Unifesp, afirma que uma das características da anorexia e da bulimia é justamente a negação da doença."[...]Muitas vezes, a família só descobre a doença quando flagra a pessoa sem roupa. Aí, ela já está pesando 30 kg ou 40 kg”, afirma Fisberg.

A comunidade está crescendo espantosamente, numa rápida pesquisa, encontrei um número enorme de blogs com depoimentos chocantes [...]Entre esses textos, encontrei um que me chamou muita atenção pela lucidez da menina.

“Vocês podem até ser contra sites destes tipos, mas saibam e vejam que antes de tentar nos mudar vocês vão ter que mudar o mundo. Algumas perguntas relevantes:
1) Por acaso vcs já viram alguma gorda sexy como garota propaganda em alguma grande revista como Marie Clare ou Boa Forma?
2) Por que os maniquins das lojas femininas são baseados em números de 36 a 42 em sua maioria ?
3) Já viu alguma protagonista de filme ou novela realmente gorda???
4) Se o normal é comer porque todo dia lançam no mercado mais e mais produtos e dietas para emagrecimento?
5) Porque nunca colocam um gorda na campanha do Mac Donalds?”

Infelizmente, ela está certíssima. Antes de tentar mudá-las, precisamos mudar o mundo.. Não é o caso de criticá-las, mas de tentar compreendê-las e ajudá-las a superar esse problema. Nesse passeio pelos blogs, minha vontade é de colocá-las no colo. Fico imaginando, quantas mães sabem o que está se passando com essas meninas?
Uma das coisas mais impressionantes é uma “Carta da Ana”, que vocês podem ler um trecho e no final do post a ca, quee stá presente em diversos blogs “pró-ana”, e no qual a doença fala com as meninas como se fosse sua melhor amiga.

Enfim, numa coisa elas estão certas. Precisamos mudar o mundo. Do mesmo jeito que lutamos contra a pobreza, a discriminação, o racismo, também precisamos acordar pra necessidade de lutar contra essa cultura física dolorosa e que está causando tantos danos à saúde física e emocional das nossas meninas.

Vejam um depoimento, chocante, retirado do blog de uma das meninas:

“A Anna está sempre aqui, seja na força de vontade, seja na hora em que preciso me dobrar de dor, na hora que digo não até para um suco (…) Mas isso tudo se torna mero detalhe quando, ao me olhar e me sentir vejo que é só osso, pele e osso. Tão lindo, tão bonito. Eu amo a Anna. Vários já tentarem nos separar, mas depois de todos esses anos, não há nada nem ninguém que me fará parar. Dou a minha palavra. Pois sem ela não vivo, não respiro, não caminho. Essa é a minha vida, com licença.”

Em 1997, a Suécia começou a se preocupar com o assunto quando foram divulgadas fotos da Princesa Victoria extremamente magra. Ela passou por tratamento, nos EUA, e está curada e com uma aparência saudável

Sua doença ajudou o país a compreender a gravidade do problema e iniciar campanhas contra esse padrão de beleza

Bom, e o que é que a gente deve fazer? acho que devemos ser consumidores mais sérios. Hoje, eu compro produtos da Natura e da Dove com muito mais prazer, pelas suas campanhas pelo respeito às diversidades. (a Dove, por exemplo, já produziu vários comerciais com mulheres magras, outras nem tanto, e outras "gordinhas")

Enquanto isso, vamos prestar muita atenção em nossas filhas, irmãs, primas, netas, amigas… elas também podem estar precisando muito da nossa ajuda…

_______________________
Carta da Ana (divulgada em diversos blogs)


Permita me apresentar. Meu nome, ou como sou chamada, pelos também chamados ‘doutores’ é Anorexia. Anorexia Nervosa é meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nós podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você, e eu espero o mesmo de você.
[…]
Pois agora eu sou sua única amiga, eu sou a única que você precisa agradar!Mas nos não podemos contar a ninguém. Se você decidir o contrario, e contar como eu te faço viver, todo o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode quebrar esta concha que eu tenho construído com você! Eu criei você, magra, perfeita, minha criança lutadora! Você e minha, e só minha! Sem mim, você é nada! Então, não me contrarie. Quando outras pessoas comentarem, ignore os! Esqueça deles, esqueça todos querem me fazer ir embora. Eu sou seu melhor apoio, e pretendo continuar assim.
Com sinceridade.
Ana”

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ana & Mia : Algumas imagens chocantes

Procurando algo sobre Barbies, achei uma foto "estranha" : uma barbie anoréxica

Curiosa do jeito que eu sou, cliquei na figura e achei um blog muito legal sobre Nutrição. E por "coincidência", achei algo sobre Anorexia. Não algo, mas sim imagens. Imagens fortes e chocantes. Para os leitores cardíacos e as crianças pequenas que ainda não entendem o que são essas fotos, melhor nem ver.

Blogger.com não tá abrindo as imagens, porfavor, cliquem ._________.

http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/1449524128_45d66b2c90.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/953857-1185051.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/Anorexia.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/LF1dfb9b_STD_013934.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia2.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia3.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anamia5.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia1.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia10.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexia5.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_03.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_16.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/anorexic_22.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/jpg_anorexia-y-bulimia1.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/untitledmmmmmm.jpg
http://i989.photobucket.com/albums/af17/arianneg3/untitledvvvvvvvv.jpg

29/O1/1O

O dia do casamento! Bem, a cerimônia foi na minha igreja, e a festa num ginásio que tem aqui. Foi tudo muito lindo *-*
Beem, nem tenho muito o que contar sobre isso... :D




Oii gente! Como vcs já sabem, sou Meisie Radikale.
Começando o post atrasado...

28/01/10
Carol ia vir na minha casa de tardinha. O que eu menos esperei foi saber que tinha que ir comprar o presente de casamento. Dito e feito. Compramos um ferro de passar com spray e a vapor, duas xuxinhas pra mim, uma tiara rosa choque, um bracelete prata com detalhes em roxo, um brinquinho rosa e etc.
Meu vestido era meio parecido com esse, + com outros detalhes, tipo, o tecido é outro, na parte do busto tem um ziper para abrir e fechar o vestido, na cinturinha ele tem um lacinho, etc. Ele é bem fofo.

Continuando, cheguei em casa e liguei pra Carol
Continuando, cheguei em casa e liguei pra Carol, pedi pra ela vir na minha casa pra conversarmos e atualizarmos a conversa. Chegando, ficamos um pouco na entrada da minha rua e depois fomos pra minha casa. Ficamos no meu quarto conversando, depois fomos assistir CSI. Passando um tempo, 22:50, a prima da Carol, Camila, chega e começa a falar que o pai dela ficou procurando ela, que ela não ligou pra ir embora, e que nunca mais ia vir aqui, e etc. A garota chegou a ficar com vergonha, coitada :\

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estréia do "Meisie Radikale"

Olá!
Obrigada por visitarem.
Quem é você?
Quem sou eu?
É, quem é você? Onde você vive?
Onde vivo? E quem sou eu? Isso é um segredo que nunca vou dizer. Você sabe que me ama. Beijinhos... Meisie Radikale (frase extraída e adaptada da 1ª temporada de Gossip Girl)

Ana & Mia : O que a sociedade impõe 4

Fonte : http://sindromedeestocolmo.com/archives/2005/02/ana_mia.html/
______________________________________
O que acho sobre isso? Acho que esse e todos os outros problemas que as adolescentes (e os garotos) sofrem são TODOS causados pela maldita mídia. Mídia que impõe que as garotas serem bonitas tem que ser MAGRAS. Talvez o mundo seria melhor se não tivesse tanto preconceito. Algumas meninas sofrem buylling por serem "gordinhas".
Se todos se aceitassem do jeito que são, não teriam todos esses problemas. Infelizmente, os ataques pessoais não são só direcionados para as garotas anoréxicas (algumas sofrem bastante buylling), mas dessas garotas para as outras pessoas que tentam falar com elas. A situação é muito triste. Temos o exemplo das garotas da comunidade "Anorexic Diary 2", que são extremamente mal-educadas e fazem ataques a outras pessoas que não gostam do "estilo de vida" delas. A situação dessas garotas é muito triste, mas infelizmente elas terão que aprender com a vida.
O perfil de uma delas :


"Uma garota na luta para chegar aos 38kg

Altura: 1.58
Peso: 48KG
Meta: 38kg




---> 51kg
---> 50kg
---> 49kg
---> 48kg PESO ATUAL
---> 47kg
---> 46kg
---> 45kg
---> 44kg
---> 43kg
---> 42kg
---> 41kg
---> 40kg
---> 39kg
---> 38kg META FINAL

Hey! Não se esqueça de mim, sou sua melhor amiga.Não me deixe de lado, não de ouvidos as suas fraquezas,seja mais forte do que elas! Eu vou te ajudar a se erguer mais uma vez!Comigo você vai alcançar o paraiso, minha flor. Eu vou te fazer alcançar a perfeição!Dizem que é impossivel, mas não é. É apenas complicado, então você tem que ser forte minha anninha. Você tem que vencer os seus vícios!Comer é um deles! Seja mais forte, diga que não quer comer, que não está com fome.Evite tudo isso...Comer eh um pecado, não se esqueça disso! Eu quero te ajudar, quero te dar força para conseguir. mas você tem que querer. Tem que querer acima de tudo ser perfeita, e eu serei tudo o que vc precisa!Te ajudarei a conquistar seus sonhos, ser magra é um deles, o maior deles! Eu sei. Eu estou em você, minha querida. Sou parte de você . A parte mais viva e estou combatendo tudo dentro de você seus vicios, todos eles. Mas você tem que acreditar nisso.. Seja forte e eu vou te ajudar."


A parte em negrito do perfil mostra o trecho de uma outra "carta da Ana". Tentei ajudar a essas garotas, mas sofri alguns ataques sérios e tive que fazer algo ao respeito disso. Denunciei a comunidade 1, e ela foi excluída. Só digo mais uma coisa sobre essass meninas : Só Jesus na vida dessas garotas.

Bejinhos, Meisie Radikale >3'
;*

Perdi meu celular, a procura de um vestido para casamento e etc

Drogaa! Perdi meu celular!
merd*, merd*!!

Agora vc deve estar se perguntando? você perdeu? foi roubada?
A resposta, não. Meu telefone é um lixo que minha mãe me deu, a única coisa de útil que ele tinha era a câmera. Eu passava as fotos do celular pro pc normal, mas eu não estava conseguindo mais, e hoje, quando pensei que tinha conseguido, o arquivo estava em branco, 0 bytes! O que eu fiz? deletei todas as fotos do meu telefone, tirei meu chip e joguei o telefone pra minha mãe. Ainda bem que ela vai comprar um Iphone e vai me dar o celular fodástico dela *--*
nem acredito! Apesar de ñ ter cabo USB, ele tem câmera, câmera de vídeo, bluetooth, cartão de memória de 1 giga e tudo que eu tenho direito *-*. Ai pra passar as fotos e etc pro computador, é só mandar os arquivos pro celular do meu pai não precisa instalar nada no pc, já vem com cabo USB e depois passar pro pc. Tudo o que eu sonhava ^^
_______________________________________
Hoje, depois do almoço eu saí com meus pais pra procurar um vestido pro casamento do vizinho. Demoramos muuuuito pra achar, eu já tinha escolhido um lindo, mas meu pai não quis levar porque é um pão-duro mas minha mãe não quis, porque custava míseros R$79,90
Então depois de algumas horinhas após o acontecido do vestido de 79 pratas, achamos um mini-vestido rosa lindo pra mim *--*

E minha mãe também achou o vestido dela.
Bem, o vestido ficou maara, dá pra ir com um allstar com a bordinha rosa que eu tenho, e vou fazer minha unha também. O dia do casamento é sexta feira. *-*

Ana & Mia : O que a sociedade impõe 3

"Carta da Ana

Querida Leitora,

Permita me apresentar.Meu nome, ou como sou chamada, pelos também chamados ‘doutores’é Anorexia. Anorexia Nervosa e meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nos podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você, e eu espero o mesmo de você.
No passado você ouviu seus professores e seus pais falarem sobre você.Diziam que você era tão madura, inteligente, e que você tem tanto potencial. E eu pergunto, aonde tudo isso foi parar? Absolutamente em lugar algum!Você não e perfeita, você não tenta o bastante! Você perde muito tempo pensando e falando com amigos!Logo, esses atos não serão mais permitidos.
Seus amigos não te entendem.Eles não são verdadeiros. No passado, quando inseguramente você perguntou a eles:- Estou gorda?- E eles te disseram:- Não, claro que não!-você sabia que eles estavam mentindo!Apenas eu digo a verdade! E sem falar nos seus pais!Você sabe que eles te amam e se importam com você, mas uma parte é porque eles são pais, e são obrigados a isso.Eu vou te contar um segredo agora: Bem no fundo, eles estão desapontados com você. A filha deles, que tinha tanto potencial, se transformou em uma gorda, lerda, e sem merecimento de nada!
Mas eu vou mudar isso.
Eu espero muito de você.Você não tem permissão para comer muito.Eu vou começar devagar: Diminuindo a gordura, lendo tabelas de nutrição, cortando doces e frituras, etc. Por um tempo os exercícios serão simples: Corridas, talvez exercícios localizados.Nada muito serio.Talvez você perca alguns quilos, tire um pouco de gordura deste seu estomago gordo! Mas não irá demorar muito até eu te dizer que não está bom o suficiente.
Eu vou te fazer diminuir calorias consumidas e vou aumentar a carga de seus exercícios.Eu vou te forçar até o limite! Eu preciso fazer isso, pois você não pode me derrotar! Eu estarei começando a me colocar dentro de você. Logo, eu já vou estar lá. Eu vou estar lá quando você acordar de manha, e correr para a balança. Os números começam ser amigos e inimigos ao mesmo tempo, e você, em pensamento reza para que eles sejam menores do que ontem à noite. Você olha no espelho com enjôo. Você fica enjoada quando vê tanta banha nesse seu estomago, e sorri quando começam a aparecer seus ossos. E eu estou lá quando você pensa nos planos do dia: 400cal e 2h de exercícios. Sou eu quem esta fazendo esses planos, pois agora meus pensamentos e seus pensamentos estão juntos como um só.
Eu te sigo durante o dia. Na escola, quando sua mente sente vontade, eu te dou alguma coisa para pensar! Recontar as calorias consumidas do dia. Elas são muitas.Eu vou encher sua cabeça com pensamentos sobre comida, peso e calorias. Pois agora, eu realmente estou dentro de você.Eu sou sua cabeça, seu coração e sua alma.
A dor da fome, que você finge não sentir, é eu dentro de você!Logo, eu não vou estar te dizendo o que fazer com comida, mas o que fazer o tempo todo!Sorria, se apresente bem. Diminua esse estomago gordo, Droga!Deus, você é uma vaca gorda!!! Quando as horas das refeições chegarem, eu vou te dizer o que fazer. Quando eu fizer um prato de alface, será como uma refeição de rei! Empurre a comida envolta! Faça uma cara de cheia…Como se você já tivesse comido! Nenhum pedacinho de nada…Se você comer, todo o controle será quebrado…E você quer isso?Ser de novo aquela vaca gorda que você era? Eu te forço a ver uma revista de modelos. Aquele corpo perfeito, magro, dentes brancos, essas modelos perfeitas te encaram pela pagina da revista! E eu te faço perceber que você nunca será uma delas. Você sempre será gorda, e nunca vai ser tão bonita quanto elas! Quando você olhar no espelho, eu vou distorcer sua imagem, e te mostrar uma lutadora de sumo mas na verdade existe apenas uma criança com fome.Mas você não pode saber da verdade, pois se você souber, você pode começar a comer de novo e nossa relação pode vir a cair, e me destruir!Às vezes você vai ser rebelde.Felizmente não com muita freqüência. Você vai ar força aqueles últimos pensamentos, e talvez entrar naquela cozinha escura! A porta vai se abrir devagar, você vai abrindo a porta do armário e colocando sua mão naquele pacote de biscoitos, e você vai simplesmente engoli-los, sem sentir gosto nenhum na verdade, você faz isso pelo simples falo que você esta indo contra mim. Você procura por outra caixa de biscoitos, e outra e outra. Seu estomago está cheio de massa e gordura, mas você não vai parar ainda.E o tempo todo eu vou estar gritando para que você pare, sua vaca gorda! Você realmente não tem controle, você vai engordar!Quando isso acabar, você vai vir desesperada para mim de novo, e me pedindo conselhos porque você não quer ficar gorda! Você quebrou uma regra, e comeu, e agora você me quer de volta. Eu vou te forçar a ir ao banheiro, ajoelhada e olhando para a privada! Seus dedos vão para dentro da sua garganta, e com uma boa quantidade de dor, a comida vai toda sair. Você vai repetir isso varias vezes, ate que você guspa sangue a água, e saiba que toda aquela comida se foi! E quando você se levantar, você vai sentir tontura.Não desmaie! Fique em pe agora mesmo!Sua vaca gorda!Você merece sentir dor!Talvez a escolha de te fazer ficar cheia de culpa vai ser diferente. Talvez eu escolha te fazer se encher de laxantes, e você vão ficar sentada na privada ate altas horas da manha sentindo seu estomago se revirar.Ou talvez eu faça você se machucar, bater sua cabeça contra a parede, ate você ganhar uma dor de cabeça insuportável! Cortar também e bem útil.Eu quero ver sangue, quero ver ele cair sobre seu braço, e naquele segundo, você vai perceber que merece qualquer tipo de dor que eu te dou! Você vai ficar deprimida, obcecada, com dor, se machucando e ninguém vai notar? Quem se importa?!?!?Você merece!Ah, isso e muito duro? Você não quer que isso aconteça com você?Eu sou injusta?Eu faço coisas que apenas vão te ajudar!Eu vou fazer que seja possível parar de pensar em emoções que te causam stress. Pensamentos de raiva, tristeza, desespero e solidão podem ser anulados, pois eu vou tirar eles de você, e encher sua cabeça com contas metabólicas de calorias. Vou te tirar a vontade de sair com pessoas de sua idade,e tentar agradar todos eles. Pois agora eu sou sua única amiga, eu sou a única que você precisa agradar!Mas nos não podemos contar a ninguém. Se você decidir o contrario, e contar como eu te faço viver, todo o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode quebrar esta concha que eu tenho construído com você!Eu criei você, magra, perfeita, minha criança lutadora!Você e minha, e só minha! Sem mim, você e nada! Então, não me contrarie. Quando outras pessoas comentarem, ignore os! Esqueça deles, esqueça todos querem me fazer ir embora. Eu sou seu melhor apoio, e pretendo continuar assim.
Com sinceridade.
Ana"

Ana & Mia : O que a sociedade impõe ²

Leia,abaixo, a íntegra da “Carta da Ana” e a matéria da Folha de São Paulo:

FOLHA DE SÃO PAULO

Garotas correm risco de morrer ao defender em blogs a anorexia e a bulimia como estilo de vida

ALESSANDRA KORMANN
LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL


Um perigo para a saúde das garotas ronda a internet. Para defender o que pensam ser um estilo de vida e que, na verdade, são dois distúrbios alimentares graves que podem levar à morte, algumas meninas escrevem blogs, participam de discussões e criam comunidades no Orkut dedicados à bulimia e à anorexia.
A anorexia faz com que meninas, mesmo magras, se sintam gordas e não comam; já a bulimia é marcada por episódios de compulsão alimentar seguidos de culpa. É comum passar de uma doença para a outra.
Cúmplices nesse suicídio lento, algumas meninas criam uma rede de amigas virtuais, na qual se conhecem apenas pelo MSN (programa de mensagens instantâneas), por e-mail, cartas e pelos comentários que deixam nos blogs (diários on-line) das outras. Com idades entre 15 e 17 anos, descobrem nos sites uma maneira de conseguir apoio para continuarem doentes, usando esses blogs para confessar práticas como vomitar após comer e dietas conhecidas por “no food” (sem comida), na qual ficam muitos dias sem se alimentar.
Esses sites também acabam atraindo garotas que têm todos os fatores de risco para desenvolver um distúrbio alimentar para embarcar nessa prática mortal.
Chamam-se entre si de “ana” e “mia”, nomes que consideram “carinhosos” para a anorexia e a bulimia. Nos blogs, “miar” é sinônimo de “vomitar”. Sem limites, elas querem ser o mais magras possível. Sofrem ainda de forte depressão e são indiferentes quanto ao risco de morte que correm.
Sem sair da frente do computador, elas trocam dicas de como provocar o vômito, de como enganar os familiares e amigos e de como suportar ficar dias sem comer.
“A anorexia e a bulimia são dois grandes estados de solidão. Nesses sites, quando se encontram, elas não se acham tão doentes. Elas dizem que não é doença, é opção de vida. Não é verdade. Quando a doença toma conta, tira delas qualquer opção”, afirma a psiquiatra Tatiana Moya, que defendeu tese na USP sobre transtornos alimentares.
“Fiz o blog há um ano para contar a minha vida. Começaram a visitá-lo e daí conheci outros. Na internet eu posso ser qualquer um”, conta Renata, 17, que tem 1,63 m e 48 kg. Para ela, “35 kg estará de bom tamanho”, apesar de saber que, antes de chegar a esse peso, já poderá estar morta. “Sinto os meus batimentos cardíacos fracos e a capacidade dos meus pulmões meio reduzida. Não é agradável, mas é necessário, embora eu saiba que posso morrer antes.”
A família dela já sabe do problema, mas não do blog. Renata é tratada por um psicólogo e um psiquiatra. “Eles me dizem o quanto é bom comer, que é sinal de felicidade. Para meu psiquiatra, tenho um misto de anorexia e bulimia, mas para mim não é. Não estou doente. Sinto-me indiferente.”
Nesse universo secreto, há até uma certa disputa macabra de quem consegue ficar mais tempo em uma dieta “no food”. “Já fiquei oito dias sem comer nada. Foram várias vezes. Depois, o corpo não vai agüentar uma quantidade estúpida de comida.”
A desculpa de muitas garotas para seguir essa dieta mortal é a pressão da mídia e da publicidade. “Vivemos vendo aquelas modelos magérrimas em propagandas e todas aquelas mulheres maravilhosas na TV. Com isso nos sentimos inferiores. A mais feia das feias”, diz a gaúcha Karina, 16, 1,70 m, 55 kg, que quer pesar menos de 50 kg.
“As adolescentes são mais suscetíveis às pressões para emagrecer. O estopim para desencadear esse processo doentio pode ser a imagem de magreza que o mercado da moda e a mídia colocam como ideal”, diz a psicanalista Maria Beatriz Meirelles Leite, consultora de agências de modelos.
Todas as entrevistadas pelo Folhateen concordam que os blogs as influenciaram a seguir práticas que podem levar à anorexia. A gaúcha Karina aprendeu técnicas de como vomitar em um dos sites. “Os blogs me dão força de vontade. Fiz amigas, com as quais converso no MSN, mas não nos conhecemos pessoalmente.” Disfarçar a existência do blog é fácil; difícil é esconder as vezes em que vomita. “Procuro não fazer barulho. Lavo o rosto e vou para o quatro. Já vomitei sete vezes num dia”, diz Karina.
A paranaense Isabel, 15, 1,70 m, 64 kg, quer pesar 45 kg. Ela sobe na balança todos os dias, pela manhã, e diz que se sente horrível. Criou o blog há menos de um mês. “Fiquei sabendo deles quando, por curiosidade, resolvi ver blogs de anas e mias.”
Isabel sabe que pode morrer se continuar nesse regime, mas não pensa em se tratar. “Acho que todas as anas e as mias sabem que isso leva à morte. Várias meninas já perderam amigas anas por isso. Mas, mesmo assim, isso não nos leva a desistir.”
Segundo especialistas, a grande maioria dos casos de transtorno alimentar é acompanhada por depressão. A paulista Vanessa, 16, que estuda no 1º ano do ensino médio, tem 1,70 m e pesa 80 kg. Chegou a pesar 120 kg antes de encarar a dieta suicida. Quer chegar a 45 kg. “Sinto-me muito mal. Faz quatro anos que tento emagrecer.”
Há dois anos ela faz desabafos em um blog. “Contamos o nosso dia-a-dia para uma pessoa que sofre da mesma coisa que a gente, então é mais fácil de conversar.”
No blog, Vanessa descreve um pouco de sua depressão: “Queria dormir um sono profundo, sabendo que meu corpo está em decomposição e logo vou ser só ossos. Descansaria em paz, porque pelo menos morta tenho certeza de que toda a banha desapareceria e meus lindos ossos apareceriam”.
A psicanalista Maria Beatriz Meirelles Leite explica que as meninas desses blogs estão unidas, cultuando essa patologia: “É uma cultura que se auto-alimenta na internet. Em geral, dizem que não estão doentes, mas, no fundo, há sempre uma contradição. Elas sabem que é um sofrimento”.
Vanessa procurou um endocrinologista que hoje receita remédios para emagrecer. “Agora nem estou miando tanto, mas antes eram de 15 a 20 vezes por dia.”
Como todas as garotas entrevistadas, Vanessa não acha que tem um problema de saúde muito grave. Segundo o nutrólogo e hebiatra (especialista em adolescentes) Mauro Fisberg, chefe do centro de adolescência da Unifesp, uma das características da anorexia e da bulimia é justamente a negação da doença. “É muito difícil perceber que alguém tem transtorno alimentar, porque as pessoas omitem que não estão comendo. Muitas vezes, a família só descobre a doença quando flagra a pessoa sem roupa. Aí, ela já está pesando 30 kg ou 40 kg”, afirma Fisberg.
“Nunca procurei tratamento”, conta Vanessa. “Não acho que seja uma doença. Anas e mias, como a gente mesmo diz, são nossas amigas, que nos ajudam nos momentos em que a gente precisa. Não vejo como algo que está me fazendo mal. Pretendo moderar quando chegar aos 45 kg.”
Denise, 16, quer voltar a ter os 52 kg de quando jogava vôlei, há dois anos. Ela mora no interior de São Paulo, pesa 60 kg e tem 1,68 m de altura. Viu no blog uma maneira de desabafar, porque não podia escrever na agenda o que pensava. “Minha mãe podia ler e achar que eu estava doente. Ela é psicóloga. Um dia, ela viu uma pequena anotação que escrevi e descobriu que tinha algum problema. Ela me ajuda para caramba, sai para andar comigo. Ela percebeu a vontade que eu tenho de emagrecer, mas não deixa eu ficar sem comer.”
Para Denise, há muitas meninas que estão nessa pelo estilo. “Acho que elas querem ficar doentes, porque eu já quis. Vejo que as coisas não são bem assim. Meninas já morreram por causa disso. Se eu quiser emagrecer tem de ser de forma saudável.”
Segundo a psiquiatra Vanessa Pinzon, da Protad (Projeto de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas), a comunidade médica está tentando conseguir a proibição desses sites, que ela julga prejudiciais. “Às vezes, a menina que tem os fatores de risco para desenvolver um distúrbio liga o computador e pronto, o estrago está feito”, diz.

Ana & Mia : O que a sociedade impõe

Oi meninas!
Esse é o 1º post do meu blog, e infelizmente vamos começá-lo com um post não tão agradável. Sim, é o que vocês estão pensando. Esse texto foi extraido de um blog que eu esqueci o nome (êta...), e depois que voltar eu posto os créditos (tenso).
Bem, espero que gostem do meu blog e sejam bem vindas ^^ (e bem-vindos)



"A gente já falou, diversas vezes, aqui, do quanto é dolorosa essa ditadura da magreza, especialmente pras adolescentes, que estão num momento importante de afirmação da identidade e mais vulneráveis. Mas as coisas parecem estar tomando um rumo ainda mais perigoso do que estamos imaginando.
[...]vou dar uma pausa pra comentar uma matéria que li na Folha de São Paulo e que me chocou profundamente.

O Folhateen dessa semana fala sobre meninas que, buscando desesperadamente atender a esse padrão de beleza esquálido, imposto pela indústria da moda, estão se juntando em comunidades virtuais em defesa do que elas consideram um “estilo de vida”: a anorexia e bulimia, chamadas por elas “carinhosamente, de “ana” e “mia”.


Essas meninas se comunicam em blogs (vejam links abaixo) e MSN, “apoiando” umas às outras, justificando sua doença como “proposta de vida” e dando dicas sobre como esconder os distúrbios alimentares dos seus pais e familiares.
“Nunca procurei tratamento”, conta Vanessa. “Não acho que seja uma doença. Anas e Mias, como a gente mesmo diz, são nossas amigas, que nos ajudam nos momentos em que a gente precisa. Não vejo como algo que está me fazendo mal. Pretendo moderar quando chegar aos 45 kg.”

Na Folha, o nutrólogo e hebiatra (especialista em adolescentes) Mauro Fisberg, chefe do centro de adolescência da Unifesp, afirma que uma das características da anorexia e da bulimia é justamente a negação da doença."[...]Muitas vezes, a família só descobre a doença quando flagra a pessoa sem roupa. Aí, ela já está pesando 30 kg ou 40 kg”, afirma Fisberg.

A comunidade está crescendo espantosamente, numa rápida pesquisa, encontrei um número enorme de blogs com depoimentos chocantes [...]Entre esses textos, encontrei um que me chamou muita atenção pela lucidez da menina.

“Vocês podem até ser contra sites destes tipos, mas saibam e vejam que antes de tentar nos mudar vocês vão ter que mudar o mundo. Algumas perguntas relevantes:
1) Por acaso vcs já viram alguma gorda sexy como garota propaganda em alguma grande revista como Marie Clare ou Boa Forma?
2) Por que os maniquins das lojas femininas são baseados em números de 36 a 42 em sua maioria ?
3) Já viu alguma protagonista de filme ou novela realmente gorda???
4) Se o normal é comer porque todo dia lançam no mercado mais e mais produtos e dietas para emagrecimento?
5) Porque nunca colocam um gorda na campanha do Mac Donalds?”

Infelizmente, ela está certíssima. Antes de tentar mudá-las, precisamos mudar o mundo.. Não é o caso de criticá-las, mas de tentar compreendê-las e ajudá-las a superar esse problema. Nesse passeio pelos blogs, minha vontade é de colocá-las no colo. Fico imaginando, quantas mães sabem o que está se passando com essas meninas?
Uma das coisas mais impressionantes é uma “Carta da Ana”, que vocês podem ler um trecho e no final do post a ca, quee stá presente em diversos blogs “pró-ana”, e no qual a doença fala com as meninas como se fosse sua melhor amiga.

Enfim, numa coisa elas estão certas. Precisamos mudar o mundo. Do mesmo jeito que lutamos contra a pobreza, a discriminação, o racismo, também precisamos acordar pra necessidade de lutar contra essa cultura física dolorosa e que está causando tantos danos à saúde física e emocional das nossas meninas.

Vejam um depoimento, chocante, retirado do blog de uma das meninas:

“A Anna está sempre aqui, seja na força de vontade, seja na hora em que preciso me dobrar de dor, na hora que digo não até para um suco (…) Mas isso tudo se torna mero detalhe quando, ao me olhar e me sentir vejo que é só osso, pele e osso. Tão lindo, tão bonito. Eu amo a Anna. Vários já tentarem nos separar, mas depois de todos esses anos, não há nada nem ninguém que me fará parar. Dou a minha palavra. Pois sem ela não vivo, não respiro, não caminho. Essa é a minha vida, com licença.”

Em 1997, a Suécia começou a se preocupar com o assunto quando foram divulgadas fotos da Princesa Victoria extremamente magra. Ela passou por tratamento, nos EUA, e está curada e com uma aparência saudável

Sua doença ajudou o país a compreender a gravidade do problema e iniciar campanhas contra esse padrão de beleza

Bom, e o que é que a gente deve fazer? acho que devemos ser consumidores mais sérios. Hoje, eu compro produtos da Natura e da Dove com muito mais prazer, pelas suas campanhas pelo respeito às diversidades. (a Dove, por exemplo, já produziu vários comerciais com mulheres magras, outras nem tanto, e outras "gordinhas")

Enquanto isso, vamos prestar muita atenção em nossas filhas, irmãs, primas, netas, amigas… elas também podem estar precisando muito da nossa ajuda…

_______________________
Carta da Ana (divulgada em diversos blogs)


Permita me apresentar. Meu nome, ou como sou chamada, pelos também chamados ‘doutores’ é Anorexia. Anorexia Nervosa é meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nós podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você, e eu espero o mesmo de você.
[…]
Pois agora eu sou sua única amiga, eu sou a única que você precisa agradar!Mas nos não podemos contar a ninguém. Se você decidir o contrario, e contar como eu te faço viver, todo o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode quebrar esta concha que eu tenho construído com você! Eu criei você, magra, perfeita, minha criança lutadora! Você e minha, e só minha! Sem mim, você é nada! Então, não me contrarie. Quando outras pessoas comentarem, ignore os! Esqueça deles, esqueça todos querem me fazer ir embora. Eu sou seu melhor apoio, e pretendo continuar assim.
Com sinceridade.
Ana”

 

:: мєιsιє rαdιкαlє >3' Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez